Progressive Web Apps (PWA): Respostas para os comerciantes

Progressive Web Apps (PWA): Respostas para os comerciantes

É ano novo. E ainda muito, muito cedo. Mas, se acreditarmos nos primeiros sinais, 2019 está se tornando o Ano do PWA. E por muitas boas razões.

Se você estiver familiarizado com o poder dos PWAs (abreviação de Progressive Web Apps), você entenderá pelo menos alguns desses motivos.

De qualquer forma, vamos dar uma olhada mais de perto nos muitos benefícios da utilização de PWAs em 2019 - e no futuro.

Por que PWAs? O que são PWAs?

Um PWA oferece ás empresas e seus consumidores muitos benefícios. Como um PWA é essencialmente um site que modela os recursos, interface do usuário (UI) e experiência do usuário (UX) de um aplicativo nativo, ele se parece com um aplicativo completo com itens como botões e notificações. Mas ele opera inteiramente a partir do navegador de um usuário e é tão eficaz em um computador desktop ou laptop quanto em um dispositivo móvel ou smartphone.

Os PWAs também tendem a ser mais fáceis (geralmente muito mais fáceis) de construir do que os aplicativos nativos. Eles não dependem de nenhum tipo de codificação complicada, podem ser criados usando o mesmo código de seu site e funcionam de maneira idêntica em smartphones baseados em iOS e Android.

E essas são apenas as vantagens técnicas e estruturais dos PWAs. Ao otimizar seu site para uso em dispositivos móveis e agilizar e facilitar a navegação dos clientes pelo caminho de compra on-line, você ajuda a simplificar a jornada de compra, aumentando as conversões e impulsionando as vendas e a receita on-line.

Além de apresentar uma experiência on-line mais suave, rápida, confiável e envolvente, os PWAs podem oferecer aos seus clientes móveis o benefício de notificações push, atualizações e alertas. Eles também podem se proteger contra o problema de "fadiga de aplicativos" entre os consumidores móveis. Muitos de nós já estão fartos desse aplicativo, daquele aplicativo e do outro aplicativo. Os PWAs são uma resposta inteligente para esse problema crescente.

Magento lança o PWA Studio. Você virá a bordo?

Nova York é sinônimo de celebrações de Ano Novo. E algumas semanas após o lançamento da “Big Ball” na Big Apple para inaugurar o início de 2019, a influente empresa de software (e proprietária da plataforma de soluções de e-commerce Magento) Adobe veio à National Retail Federation Conference em Nova York, ansiosa para anunciar alguns novos recursos de marketing. A principal dessas novas e brilhantes funcionalidades foi a primeira edição do PWA Studio da Adobe / Magento.

O novo PWA Studio para plataforma de e-commerce da Adobe (e nossa plataforma de soluções na Imagination Media) conhecida como Magento foi projetado para ser usado por desenvolvedores, mas também representa a primeira tentativa em grande escala da Adobe de mover lojas on-line para o reino de aplicativos baseados na web. Também se destina principalmente a criar PWAs para dispositivos móveis, mas pode também ser usado para desenvolver PWAs para uso em desktops e laptops. A Adobe também alega que a Magento é a primeira plataforma de comércio eletrônico a oferecer funcionalidade de construção do PWA. Naturalmente, ela sempre será compatível com as mais recentes e maiores versões de lançamento e alterações de arquitetura de produtos Magento, o que é outro excelente benefício.

Em um post da Magento.com, Peter Sheldon, diretor sênior de estratégia da Magento, chegou a declarar os PWAs “um avanço sísmico na evolução da web móvel, semelhante em magnitude à transição que aconteceu há cinco anos a partir de sites convencionais de desktop ao design responsivo da web. ”

A Adobe e a Magento também parecem estar apoiando a ideia de que os PWAs podem substituir sites móveis responsivos para varejistas - e talvez até eliminar a necessidade de aplicativos móveis de comércio eletrônico. Se os PWAs substituíssem os aplicativos para dispositivos móveis e talvez até mesmo as lojas on-line dos varejistas, a necessidade de criar aplicativos e / ou sites para dispositivos móveis também poderia desaparecer.

Então, talvez "avanço sísmico" não seja apenas um discurso de marketing dramático de um executivo de alto nível da Magento. Talvez pareça muito com… uma previsão precisa do futuro próximo da web móvel - e, por extensão, do comércio móvel (ou m-commerce).

PWAs: não apenas para dispositivos móveis

Embora a ênfase principal nos muitos benefícios das soluções PWA esteja no espaço móvel, os navegadores desktop já estão adicionando suporte para PWAs, com muitos desenvolvedores concentrados atentamente na implementação de PWA para desktop. Os muitos benefícios de desempenho que os PWAs oferecem também podem impactar (e melhorar) as interfaces de desktop tanto quanto os dispositivos móveis.

Em outras palavras, os visitantes do seu site e os clientes da loja on-line verão melhorias significativas de desempenho se você implementar os PWAs, independentemente do dispositivo usado para acessar o site.

Quanto os PWAs custarão? Eles são difíceis de implementar?

Nossos desenvolvedores podem usar os principais recursos de backend do Magento 2 com PWAs - usando as ferramentas fornecidas pelo PWA Studio do Magento, ou frameworks existentes como Deity ou Vue Storefront. Qualquer que seja a abordagem escolhida, o JavaScript é fortemente implementado para alcançar os fluxos de trabalho necessários. Quando criamos PWAs para você e seus clientes, toda a experiência do frontend é essencialmente refeita - mas não demora muito e também não custa muito caro.

Naturalmente, o custo real do desenvolvimento dependerá de vários fatores - como em qualquer outro projeto de e-commerce. Nossa equipe especializada de desenvolvedores, arquitetos de soluções e profissionais de marketing podem orientá-lo em direção a uma solução PWA personalizada que funciona melhor para você e suas necessidades exclusivas de negócios e e-commerce.

Onde posso começar?

Quando você toma a decisão de implementar os PWAs, você precisará da assistência e da experiência de desenvolvedores que conhecem seu caminho, não apenas PWAs, mas também Magento. Aqui na Imagination Media, estamos intimamente familiarizados com os dois.

Oferecemos uma ampla gama de serviços e soluções de desenvolvimento de e-commerce e m-commerce em constante expansão. Como um Parceiro de Soluções Magento oficialmente licenciado, nós criamos soluções personalizadas nas plataformas Magento e Magento 2 há vários anos.

Entre em contato com nossa equipe hoje para saber como podemos ajudá-lo a fazer 2019 o Ano do PWA!

 

Links Relacionados:

* Documentação Magento PWA (em inglês):

https://magento-research.github.io/pwa-studio/

* Magento PWA Overview (em inglês):

https://magento-research.github.io/pwa-studio/technologies/overview/

* PWAs conquistam as atenções no Chrome Developer Summit:

https://www.imaginationmedia.com.br/blog/pwas-conquistam-as-atencoes-no-chrome-developer-summit/

* Seu site está ajudando a maximizar o tempo precioso dos clientes?

https://www.imaginationmedia.com.br/blog/seu-site-esta-ajudando-a-maximizar-o-tempo-precioso-dos-clientes/

* 3 maneiras de reduzir o atrito e aumentar as conversões em dispositivos móveis (em inglês):

https://magento.com/blog/best-practices/3-ways-reduce-friction-and-increase-mobile-conversions