Fórum e-Commerce Brasil 2019: O que aprendemos…

Fórum e-Commerce Brasil 2019: O que aprendemos…

Recentemente, alguns dos principais membros da equipe da Imagination Media desfrutaram de uma oportunidade incrível, revigorante e esclarecedora: Participaram do Fórum e-Commerce Brasil 2019 na linda São Paulo, Brasil.

De 16 a 18 de julho, o maior evento de e-commerce da América Latina aconteceu, e tivemos uma ampla variedade de palestras e discussões de alto nível, experiências de networking inspiradoras e oportunidades de negócios únicas no Transamérica Expo Center em São Paulo.

Palestras informativas e aprofundadas de figuras-chave em empresas como Google, eBay, Facebook, Amazon, FedEx, Wish, Nissan, Nestlé, Rakuten e Magento fizeram desta uma experiência verdadeiramente estimulante e inesquecível para nossa equipe.

Somos eternamente gratos por essa incrível oportunidade e aprendemos muito durante nosso tempo no Fórum e-Commerce Brasil. O principal entre esses conteúdos?

Descobrimos que o mercado latino-americano está lutando poderosamente para resolver questões regulatórias contínuas. Como observou a gerente de e-commerce da Hope Lingerie, Vanda Dias:

“É um pesadelo burocrático. O governo simplesmente não nos ajuda ”.

Abordar e resolver o complexo desafio do dimensionamento é de vital importância para alcançar um crescimento novo e sustentável. Segundo Dias, o primeiro passo para alcançar uma solução viável deve ser uma sólida reforma tributária.

O que mais aprendemos?

Também aprendemos que os brasileiros são tão ativos e ávidos quanto qualquer usuário de smartphone no planeta. Um estudo recente do Pew Research Center revelou que 84 milhões de adultos brasileiros (a população total do país agora ultrapassa os 209 milhões) possuem um smartphone. Com muitas famílias compartilhando um dispositivo, a eMarketer estima que 120 milhões de brasileiros acessam a internet todos os dias via smartphone - e o dispositivo é agora a principal fonte de conexão com a internet para 60% dos brasileiros. Essa estimativa coloca o Brasil em quinto lugar mundial entre todos os países em termos de uso de smartphones por população - e os números continuam crescendo.

No Fórum, aprendemos que o e-commerce (especialmente via smartphone) também está crescendo em ritmo acelerado no Brasil. Durante um período de quatro anos, de março de 2015 a março de 2019, a proporção de usuários de smartphones brasileiros que já fizeram compras de itens físicos em um aplicativo ou site móvel aumentou de 62% até chegar a 82% - em outras palavras, crescimento de 20% ao longo de um período de quatro anos.

Além disso, quase 50% dos brasileiros concordariam em fazer uma compra pelo WhatsApp, se tal opção fosse disponibilizada. Ou seja, se você realmente deseja se expandir e ter sucesso no mercado latino-americano, é melhor trabalhar para otimizar sua presença e experiência em dispositivos móveis.

Finalmente, aprendemos que filtrar e capturar informações mais detalhadas e definitivas é absolutamente vital para melhorar o relacionamento com os clientes. Para alcançar resultados reais, é crucial saber quais clientes desejam efetuar a compra, mas podem não ter a capacidade de executá-la.

Como podemos ajudá-lo?

Embora o grande desafio da reforma fiscal esteja completamente fora de nossa jurisdição ou área de especialização, podemos definitivamente ajudar você e sua empresa com a otimização para dispositivos móveis - e customizar e personalizar as jornadas de compras para seus clientes da América Latina.

(Naturalmente, podemos ajudá-lo a identificar e satisfazer melhor seus clientes aqui nos Estados Unidos também.)

Soa como algo que você deseja realizar? Vamos conversar e planejar para ajudá-lo a alcançar um sucesso real e de longo prazo na América Latina - e onde quer que você queira se estabelecer! Entre em contato hoje através do e-mail contato@imaginationmedia.com.br.

Enquanto isso, você pode facilmente fazer o download de uma cópia do nosso Estudo de Caso de um e-commerce móvel de sucesso aqui!