Integração de e-Commerce e PDV: Primeiro Passo para o Omnichannel

Integração de e-Commerce e PDV: Primeiro Passo para o Omnichannel

Em uma época em que os clientes exigem experiências igualmente compatíveis entre on-line e loja física, a necessidade de uma solução comercial totalmente integrada é óbvia. PDV (Ponto de Venda - do inglês "point of sale", POS)  e e-Commerce são uma adaptação natural.

As empresas que adotam estratégias omnichannel alcançam, em média, uma taxa de retenção de clientes de 91% ano a ano (YoY) em comparação com empresas que não têm uma experiência omnichannel.

Apenas esses resultados já mostram a necessidade e a demanda por uma experiência de cliente unificada e sem atritos.

Se você atualmente opera seu sistema de PDV e comércio eletrônico separadamente, pense em todo o esforço extra necessário para manter tudo sincronizado. Você fragmentou equipes criando e gerenciando produtos, mantendo catálogos em vários sistemas e um risco significativo de erro humano e técnico, tudo isso reduzindo a eficiência operacional. Isso combinado com uma experiência de compra reduzida para o seu cliente reduz sua lucratividade e seu retorno sobre o investimento (ROI).

É importante pensar em construir uma estratégia omnichannel superior e integrar as soluções de PDV e e-Commerce, não apenas do ponto de vista operacional, mas também para gerar lucros e resultados.

Quais parceiros escolher?

Imagination Media e Teamwork Retail são duas empresas com diferentes conjuntos de serviços e produtos, mas um objetivo em mente: criar soluções de varejo completas e otimizadas, independentemente de a venda ser feita em uma loja física ou on-line.

Ali Ahmed, consultor de e-Commerce e CEO da Imagination Media, provedora de soluções de e-Commerce, explica:

“Nós nos concentramos em fornecer soluções integradas brilhantes, intuitivas e eficazes baseadas nas plataformas Magento, Shopify Plus, Big Commerce e Salesforce Commerce Cloud, capacitando os lojistas de todos os setores a integrarem suas operações on-line com a  loja física”.

Amber Hovious, vice-presidente de marketing e parcerias da Teamwork Retail, nos dá uma introdução aos seus produtos e aponta para o valor que uma grande integração entre e-Commerce e PDV pode trazer.

“Teamwork é um sistema de gerenciamento varejista omnichannel, hospedado em nuvem, focado em soluções móveis para lojas de varejo, especificamente utilizando dispositivos iOS. Construímos um conjunto de aplicativos que oferece aos varejistas e parceiros de lojas as melhores ferramentas para otimizar seus negócios.

O software integra-se prontamente com outros aplicativos e serviços que permitem ao varejista tornar suas operações mais fáceis e exclusivas. Transformamos o PDV genérico em uma plataforma de comércio unificada que permite a um varejista realizar uma venda sem atritos, o que é confirmado pelas principais marcas que são nossas clientes: Uniqlo, Rebecca Minkoff, Alexander Wang e Asics. ”

Uma estratégia combinada ajudará você a atender as demandas do mercado, mas também a entender seus consumidores. Amber explica o papel que uma solução de PDV tem.

“Quanto mais um varejista conhece seus clientes, melhor ele pode atendê-los. É vital que as empresas hoje em dia possam ver o cliente de todos os ângulos.

O extenso back-end do Teamwork fornece informações em tempo real e armazenamento dos dados de clientes que permitem que os associados tenham sempre as informações mais atualizadas disponíveis. Nossas integrações tornam a experiência entre duas plataformas, como PDV e e-Commerce, perfeita. ”

Você pode ver o valor instantaneamente.

  • Elimina a entrada manual de dados para economizar tempo e reduzir erros.
  • Fornece níveis precisos de estoque para evitar overselling.
  • Notifica os clientes assim que o pedido for enviado.
  • Permite que os clientes recebam pedidos on-line na loja.
  • Compartilha dados de clientes entre loja on-line e PDV.
  • Flexível para adicionar mais canais de vendas e lidar com o crescimento.

Ao pensar em implementações de PDV e e-Commerce, geralmente há um senso de enorme complexidade e orçamentos muito altos envolvidos. Como os lojistas podem agilizar esse processo? Os consultores da Imagination Media explicam que grande parte da complexidade vem da qualidade dos dados que o cliente está trazendo para a integração.

“Para clientes que insistem em mesclar catálogos, por exemplo, isso adiciona uma camada de complexidade na análise extensiva de dados para garantir que o catálogo existente e os novos itens criados no Teamwork sejam alinhados, que os estilos antigos sejam contabilizados, e esse trabalho que transfere os valores do catálogo, é feito com foco na preservação da integridade dos dados.

Nós sempre recomendamos iniciar uma integração a partir de um catálogo limpo por causa disso. Cada plataforma tem seu próprio conjunto de obstáculos, mas todos eles são superáveis. Cada cliente é diferente e possui requisitos diferentes para dados e entrada provenientes de outros sistemas que também devem ser levados em consideração.

Não existe uma melhor solução para integrações; cada cliente tem necessidades únicas e isso pode adicionar alguma complexidade. Sempre nos esforçamos para avaliar e fornecer feedback para evitar surpresas no produto final. ”

Se estiver interessado em saber como você pode colocar sua solução de gerenciamento de varejo em funcionamento e totalmente pronta para ser usada, mantendo-a em sincronia com seu e-commerce, temos a resposta.

“Todo o processo começa com uma entrada do ambiente atual, plataformas, sistemas integrados e requisitos de dados do cliente. Nenhum cliente é o mesmo. Nas plataformas existentes que estão sendo migradas, grande parte da análise e manipulação de dados é facilitada pelo Teamwork e suas equipes de migração de dados antes de começarmos a fazer mapeamento e análise para integrações de e-commerce.

Temos integrações para Magento, SalesForce Commerce Cloud e Shopify / Plus que são testadas com muitos clientes e continuamos aprimorando essas integrações para atender às necessidades atuais e futuras. Módulos para Cartão Presente, Clientes, Histórico de Pedidos, Disponibilidade em Tempo Real (Real Time Availability-RTA), Gerenciador de Ativos Digitais e outros são pré-desenvolvidos e podem ser configurados para atender às necessidades do cliente (dentro do motivo e da capacidade da informação). O melhor caminho começa com dados sólidos, análise da necessidade do cliente, mapeamento, teste e, em seguida, ir ao ar. Muitos detalhes devem entrar nesse processo ”.

Qual é o próximo passo?

A qualidade da integração é o que faz a diferença. Temos a sorte de nos conhecermos - ter um profundo entendimento e uma parceria de longa data nos permitiu desenvolver nossos pontos fortes mutuamente para oferecer soluções que excedam as expectativas dos clientes. Se você gostaria de ver o que nós e a Teamwork Retail podemos fazer por você e sua empresa, entre em contato hoje mesmo.