Magento & B2B

Magento & B2B

B2B (business-to-business) é um modelo de negócio poderoso e lucrativo, em que duas empresas atuam como cliente e fornecedor, esse modelo exige gerenciamento e estratégias específicas para o negócio. As características do modelo B2B são diferentes do modelo B2C (business-to-costumer), como ciclo de venda, negociação, quantidades, logística, ou seja, a operação é mais complexa.

Mesmo sendo uma operação mais complexa, os compradores B2B exigem uma experiência de compra on-line parecida com a do B2C, desejam que seja fácil e intuitiva, essa demanda é muito forte pois quase 100% desses compradores preferem comprar on-line. A plataforma Magento foi nomeada líder no comércio B2B.

O Magento Commerce oferece gerenciamento completo de sites de B2B para várias marcas. Citamos aqui alguns, dos inúmeros recursos B2B que a plataforma Magento oferece para otimizar o fluxo do seu negócio:

  • Gerenciamento de cotações e negociação de preços simplificado, inclui rastreamento de cotações, visualização de históricos detalhados de pedidos.
  • Criação de catálogos e listas de preços personalizados para os clientes.
  • Opções de pagamento por conta e via cartões de crédito, PayPal entre outras.
  • Gerenciamento de crédito on-line. O Magento rastreia o crédito disponível e armazena as vendas quando os limites são excedidos.
  • Facilidade para compradores efetuarem pedidos on-line, através de SKUs, upload de arquivos CSV ou de listas de requisições pré-definidas.
  • Gerenciamento de pedidos por todos os canais de vendas, o Magento também oferece experiência completa para dispositivos móveis, possibilita emissão de pedidos por qualquer dispositivo. Fornecimento de inventário preciso e em tempo real aos clientes.
  • Criação de contas corporativas com vários níveis de compradores e diferentes funções e permissões.
  • Integração através de APIs com qualquer ERP, CRM ou back-end.

 Catálogo Digital

Catálogo on-line é uma ferramenta digital poderosa não só para o cliente que tem opção de navegar 24 horas por dia, 7 dias por semana, mas também para a capacitação das equipes de vendas. Esses catálogos digitais oferecem uma melhor experiência omni-channel e também informações atualizadas em tempo real. As empresas também podem configurar facilmente preços e catálogos de forma segmentada.

73% do tráfego global para empresas B2B ocorre através de resultados de pesquisas, um catálogo digital é uma forma perfeita para que os produtos sejam rastreados pelos mecanismos de busca. A estratégia de SEO também possibilita adquirir novos clientes através da geração de leads.

Catálogos digitais também facilitam o mapeamento do comportamento dos visitantes ao site, através da coleta de dados é possível criar grupos segmentados e melhorar campanhas de marketing.

O Catálogo digital faz parte da evolução do comércio B2B. Para seu negócio permanecer nesse mercado competitivo é necessário investir nessas novas ferramentas para melhorar a experiência de compra dos clientes e satisfazer as demandas dos compradores B2B. O que eles desejam agora é essa experiência digital, fácil e intuitiva.

Para obter mais detalhes sobre Magento B2B você pode acessar links oficiais do Magento:

 - Livro de boas práticas para o seu E-commerce B2B - Para fazer o download clique aqui

- Magento Commerce B2B Infosheet (Português)

- Magento for B2B Commerce (Inglês)

- Magento B2B Blog Post (Inglês)