Magento Innovations Lab: uma conversa com o inovador

Magento Innovations Lab: uma conversa com o inovador

Se você faz parte ou já esteve em contato com a comunidade Magento, provavelmente já ouviu falar do Magento Innovations Lab. Se ainda não ouviu, a Magento irá rapidamente explicar para você: "Nossa intenção é descobrir e promover implementações em estágio inicial, experimentais e inovadoras de tecnologias emergentes nas plataformas de e-commerce Magento."

Temos muito orgulho em dizer que nosso líder de arquitetura de software e desenvolvimento, Igor Ludgero Miura, teve seu trabalho selecionado duas vezes.

Igor trabalhou em várias extensões para Magento 1 e Magento 2 nos últimos anos. Enquanto algumas delas são inspiradas por seu trabalho com nossos clientes e podem ser encontradas na conta oficial da Imagination Media no Github, outras foram criadas simplesmente para praticar e mostrar suas ideias inovadoras.

"Eu vejo nossos clientes tentando usar o que é " quente " no mercado, então, em troca, eu tento encontrar maneiras de oferecer uma melhor experiência de compra aos seus clientes", explica Igor.

No Innovation Labs, a Magento selecionou duas de suas extensões inovadoras. "SMS Transactional Messages" foi selecionada na segunda rodada e "Crowd Funding e Shared Shopping Cart" foi selecionada na terceira.

A primeira extensão adiciona um recurso no Magento 2 que cria uma mensagem SMS para cada template de e-mail que está no Magento (incluindo templates de e-mail de módulos de terceiros). Isso significa que a loja Magento enviará uma mensagem SMS em vez de um e-mail para o cliente. Ou, alternativamente, ambos serão enviados.

Se você acredita que já leu algo sobre isso, é bem provável que esteja certo. A Magento escreveu sobre isso, então aqui está um lembrete do que é essa extensão.

Sua segunda extensão permite construir sites de “crowdfunding” (financiamento coletivo) usando o Magento. O uso desse recurso adiciona outro recurso, um carrinho de compras compartilhado, que pode ser usado para fazer um pedido e compartilhar o pagamento com outras pessoas. Somente quando o valor total é pago, o pedido é faturado e enviado.

Leia mais sobre esta extensão aqui!

Enquanto estávamos completamente entusiasmados com estas duas, o que realmente nos surpreendeu foi a terceira extensão desenvolvida por Igor. Sim, você leu certo. Tem mais.

Igor criou recentemente a "Augmented Reality" para Magento e, acima de tudo, é compatível com o Adobe Project Aero.

"Eu vejo muitas coisas novas vindo com AR, diz Igor. Por exemplo, a Adobe está preparando uma nova e poderosa ferramenta de Realidade Aumentada (AR) que torna mais fácil para os designers criarem conteúdo imersivo. Isso permitirá que os designers criem elementos 3D  e que sejam exportados como um arquivo USDZ. Um arquivo USDZ é um arquivo compatível com o Apple ARKit, o que significa que qualquer usuário executando o iOs 12 e o navegador Safari podem abrir um arquivo USDZ e ficar imersos em uma experiência completa de AR. Minha extensão adiciona um recurso no Magento 2 que torna possível adicionar USDZ como parte da mídia do produto. Você pode adicionar o arquivo USDZ a um produto com apenas alguns cliques e o cliente pode experimentar ou brincar com o produto enquanto ele está comprando. "

Agora, para colocar as coisas em perspectiva, vamos mencionar que a AR é um dos "próximos grandes acontecimentos" quando se trata de e-commerce.

Estamos vendo um enorme crescimento na área de comércio eletrônico, mas ainda estamos longe de fechar o gap móvel. Unimos forças com Magento, PayPal e HiConversion em uma iniciativa de otimização para dispositivos móveis, mas ainda vemos a AR como uma das respostas perfeitas para aumentar as conversões no mundo dos dispositivos móveis. Usar a AR pode ajudar o cliente a entender o que ele está tentando comprar e como isso se encaixa com o que ele já possui. Afinal, é muito difícil comprar, por exemplo, um sofá ou uma nova mesa de jantar, se você não tiver certeza de que ela combinará com a mobília existente. É óbvio que algumas indústrias e certos tipos de empresas se beneficiarão muito com isso. Com essa extensão, os telefones celulares podem ser usados como uma ferramenta que aprimora a experiência do cliente e resolve todos esses problemas.

Você pergunta, como isso funciona?

A idéia era trazer a AR para o Magento 2 com apenas alguns cliques, sem necessidade de personalizações, mantendo-se compatível com o Adobe Aero.

"O Adobe Aero está em um período de teste privado, mas a documentação diz que exportará arquivos USDZ que são compatíveis com o Apple ARKIT, explica Igor, acrescentando que o Apple ARKIt já está embutido no Safari em todos os dispositivos com iOs. Eu criei um módulo Magento 2 que adiciona um novo botão chamado "AR" dentro do conteúdo de mídia do produto. Esse botão mostrará um pop-up onde podemos fazer upload de um arquivo USDZ (o modelo AR) e uma imagem prévia de visualização será mostrada antes do cliente começar a usar a experiência AR. A extensão Magento 2 adiciona esse modelo AR à página de visualização do produto - é um simples link html <a> com uma tag diferente, rel = "ar". Eu também adicionei um script js para verificar se o cliente atual está navegando na página usando o iOs 12 e o Safari. Se todos os requisitos forem atendidos, mostraremos o link e o cliente poderá iniciar sua experiência de AR com um simples clique. "

Se quisermos imaginar o cliente mencionado anteriormente que está comprando um sofá, imagine como seria mais fácil e mais agradável sua experiência de compra. Ele poderia não apenas ver o produto antes da compra, mas também ser capaz de ver se é uma boa combinação, como posicioná-lo em uma sala, como ele interage com o ambiente geral e assim por diante.

Uma loja que oferece esse tipo de experiência certamente atrairá muito mais clientes do que uma empresa de e-commerce comum. Os clientes hoje gostam de ser tratados como se fossem especiais e proporcionados com uma experiência de alto nível. Experimentar diferentes produtos e suas variações é apenas o começo.

Se você gostaria de contribuir com as inovações mencionadas acima, sinta-se à vontade para fazer isso aqui! Ou, alternativamente, entre em contato conosco hoje para saber mais sobre como podemos tornar sua jornada de e-commerce exclusiva - para todos os clientes que visitam sua loja.