Melhores Práticas de SEO com Magento

Melhores Práticas de SEO com Magento

SEO (Search Engine Optimization), é conhecido em português como “otimização para mecanismos de busca” ou “otimização de sites”, um conjunto de ações nas quais os administradores de lojas virtuais trabalham e que resultam na posição em que o site será encontrado na busca orgânica do Google por exemplo, o que é uma ferramenta essencial para um e-commerce de sucesso, pois é por este caminho que a maioria dos visitantes encontram o site e essas visitas são responsáveis por grande parte da conversão em vendas.

A plataforma Magento Commerce apresenta vários recursos disponíveis para implementação otimizada de técnicas de SEO. Trouxemos aqui alguns exemplos de melhores práticas de SEO presentes na plataforma:

 Metadados:

A inserção de metadados nas páginas de um ecommerce é muito importante, essa ação otimiza a forma com que os mecanismos de busca indexam o site.

Os metadados não são exibidos pelo navegador, são armazenados no código HTML da página do site, assim os visitantes não visualizam esse código, mas os mecanismos de busca sim, eles analisam os metadados da página e determinam como o site será apresentado nos resultados de pesquisa.

 Meta Title

Será o título que irá aparecer na barra do navegador e também nos resultados de pesquisa, deve ser exclusivo e ter no máximo entre 50 e 60 caracteres.

Podemos citar como exemplo a página de um produto cadastrado no Magento, se no campo “Meta Title” não for informado nenhum valor, o Google irá usar o próprio título do produto nos resultados de pesquisa.

 Meta Keywords

As palavras-chave não tem a mesma relevância para os mecanismos de buscas como antes, mas é recomendável incluí-las nos títulos e na meta descrição.

 Meta Description

A meta descrição é uma visão geral do conteúdo da página. De acordo com as melhores práticas de SEO, é indicado que tenha entre 150 e 160 caracteres no máximo, mas o campo no Magento aceita até 255. Use verbos de ação e adjetivos fortes.

Se o campo meta description não for preenchido, o Google criará uma descrição de acordo com o conteúdo da página, o preenchimento permite que o que será descrito nos mecanismos de busca seja controlado, mostrando o que o administrador do site deseja.

 Canonical Meta Tags

Canonical tags são utilizadas para que os mecanismos de busca identifiquem qual URL indexar quando um site possui várias URLs que apresentam praticamente o mesmo conteúdo. Ativar canonical tags faz parte das melhores práticas de SEO. Essa ação pode melhorar a classificação do site nos resultados de busca e garantir mais visualizações ao site. Caso contrário, os sites que apresentam conteúdo duplicado em várias URLs podem ser penalizados por esses mecanismos de busca, como o Google, diminuindo sua posição de classificação. O Magento cuida das canonical tags automaticamente, basta o usuário ativá-las nas configurações.

 Mapa do site (Site Map)

Outra forma de melhorar a indexação do site pelos mecanismos de busca é utilizar um mapa do site. O arquivo sitemap.xml é criado pelo Magento, a sua configuração possibilita indexar todas as páginas e imagens do site, o que facilita que todas as páginas sejam encontradas e visitadas e também a hierarquia delas seja definida por esses mecanismos de busca. O sitemap.xml ajudará os mecanismos de pesquisa a se concentrarem nas páginas importantes do site.

  URLs amigáveis

O Magento também oferece recursos para reescrever e redirecionar URLs, como padrão as URLs já são amigáveis, mas o administrador tem total liberdade para personaliza-las.

 O sucesso de um comércio eletrônico não vem apenas da exibição dos itens na loja, depende também da qualidade do conteúdo do site, momento em que a empresa demonstra o valor da sua marca, da sua empresa, o que gera a compreensão e satisfação completa do cliente em relação ao negócio.

 Muitas vezes a maior parte do tráfico de um site vem dos mecanismos de busca, não há uma fórmula para garantir que o site apareça na primeira página de pesquisa, se um especialista em SEO garantir isso, não é verdade, toda essa configuração e cuidado com SEO fazem parte das melhores práticas.

 O Magento Commerce trabalha constantemente para oferecer novos e exclusivos recursos de táticas de SEO, entre outras, para ajudar no crescimento do negócio de todas as empresas que utilizam a plataforma.