PWAs conquistam as atenções no Chrome Developer Summit

PWAs conquistam as atenções no Chrome Developer Summit

No recente Google Chrome Developer Summit, em São Francisco, os Progressive Web Apps (PWAs) foram um dos tópicos mais importantes.

Aqui na Imagination Media, temos acompanhado a ascensão dos PWAs por um bom tempo. Isso porque não esperamos que esses aplicativos da web confiáveis, incrivelmente rápidos e altamente envolventes desapareçam tão cedo. De fato, com o Magento PWA Studio lançado em abril de 2018, os PWAs podem ser mais relevantes do que nunca.                         

Por quê? 

Bem, por muitas razões. Por um lado, enquanto o PWA é essencialmente um site que modela os recursos, a interface do usuário (UI) e a experiência do usuário (UX) de um aplicativo, ele opera inteiramente a partir do navegador de um usuário. Isso significa a mesma usabilidade em dispositivos móveis que em dispositivos de desktop, é mais simples de construir do que um aplicativo nativo, não depende de codificação complicada e funciona da mesma maneira em smartphones com iOS e em dispositivos baseados em Android.

Ah, e eles podem abastecer o comércio móvel (também conhecido como m-commerce) tão poderosamente (e lucrativamente) quanto qualquer outro recurso disponível atualmente. Esse pode ser o atributo mais importante e vital dos PWAs.

Apenas o começo ...

Essas são apenas algumas das muitas razões pelas quais estamos otimistas quanto ao futuro dos PWAs.

À medida que os PWAs continuam tomando forma e evoluindo para incluir ainda mais comportamentos de aplicativos nativos (como notificações e reconhecimento de local), eles estão ganhando mais terreno a cada dia.

No Chrome Developer Summit, a Google fez algumas revelações que devem continuar acelerando a ascensão dos PWAs. Na verdade, esses desenvolvimentos podem apenas preparar o caminho para um futuro em que os aplicativos da Web sejam tão capazes quanto sua concorrência na loja de aplicativos.

Vamos dar uma olhada?

Web Share Target: Assim como os “aplicativos nativos” têm funcionalidade de compartilhamento nativa, os PWAs poderão em breve realizar esse feito também - tanto em dispositivos móveis quanto em desktops. Pense em como você compartilha de maneira fácil e rápida a partir de um aplicativo em seu telefone. Depois, imagine como você poderá fazer a mesma coisa, diretamente de um PWA.

Writable File API: com permissões de usuário evidentes, a Writable File API permitirá que os aplicativos da Web acessem totalmente os arquivos locais - em todos os dispositivos. Esse avanço permitirá que uma ampla gama de softwares criativos seja escrita para a Web - e interaja de maneira totalmente nativa com funções como o salvamento automático.

Suporte de PWA para Windows e Mac: no momento, o MacOS não oferece totalmente suporte ao PWA. Mas isso deve mudar em breve. O Windows já oferece suporte ao PWA e a possibilidade de implantar um único aplicativo de desktop pela Web, tanto para Windows quanto para Mac, constituirá um grande passo à frente.

Wake Lock: Este recurso fornecerá aos PWAs a capacidade de manter a tela “acordada” se e quando necessário. Não há muitos cenários de casos de uso que vêm imediatamente à mente, mas há aplicativos que precisam impedir que o dispositivo adormeça e sabote sua experiência. Adivinha? Os PWAs também terão essa capacidade em breve.

O futuro ... está se aproximando rapidamente

É claro que, como qualquer mudança, esses desenvolvimentos levarão algum tempo para alcançar a produção final - e ainda mais para os desenvolvedores começarem a aproveitá-los completa e sabiamente.

Com tantas ferramentas novas e habilidades pela frente, podemos esperar que os gigantes da web comecem a retornar seu foco principal para suas interfaces da Web e desviem a atenção do desenvolvimento de aplicativos nativos. À medida que a Web começa a perceber plenamente seu incrível potencial como serviço de entrega de aplicativos, a forma como usamos, baixamos e alavancamos aplicativos na Web está prestes a passar por uma séria transformação.

Aqui na Imagination Media, podemos ajudá-lo a alavancar todo o poder e potencial dos PWAs. Oferecemos uma ampla gama de serviços e soluções de desenvolvimento em constante expansão - tanto para comércio eletrônico quanto para m-commerce.

Entre em contato com nossa equipe hoje para ver como podemos ajudar sua empresa a alavancar e utilizar PWAs!