Quando migrar para o Magento 2?

Quando migrar para o Magento 2?

O ano em que o suporte ao Magento 1 irá finalizar chegou, de acordo com Paul Boisvert, chefe de gerenciamento de produtos da Magento, o prazo será até novembro de 2018.

Desde que o Magento 2 foi lançado, os lojistas têm muitas perguntas a respeito do assunto, e a principal delas é por que migrar do Magento 1 para o Magento 2?

Primeiramente é preciso considerar que mudanças sempre serão necessárias, é fundamental manter-se atualizado, principalmente no ramo de comércio eletrônico.

As atualizações oficiais para Magento 1 irão parar, o que pode deixar a loja vulnerável, afetando a segurança. As novas extensões serão desenvolvidas e focadas no Magento 2 e com o tempo não serão compatíveis com Magento 1. O Magento 2 também é diferente visualmente, possui mais recursos e flexibilidade, com uma arquitetura melhorada e administração da loja mais flexível. Magento 2 tem a API baseada em REST e SOAP, permite integrar o Magento com outros serviços de terceiros.

É fundamental que os proprietários de lojas virtuais comecem, imediatamente, planejar a migração para Magento 2. Também é importante trabalhar com uma equipe de desenvolvedores especializada para seguir todo o processo de migração corretamente, seguindo todas as recomendações. Há muitos desenvolvedores de Comércio Eletrônico já preparados para essa nova plataforma, como a Imagination Media que já possui diversos projetos em Magento 2.

A migração é possível através de um módulo disponibilizado gratuitamente pelo Magento, esse módulo mapeia as tabelas do banco de dados do Magento 1 e permite migrar para um banco de dados limpo do Magento 2, então o módulo deve ser instalado e configurado seguindo passo a passo o guia próprio do Magento.

Após a conclusão com sucesso de todos os processos de migração, é necessário que a loja Magento 2 seja testada de forma completa, garantindo que tudo funcione corretamente.

A migração primeiramente deve ser planejada, por isso é necessário que seja feita por um especialista, deve-se levar em conta, por exemplo, a melhor época para efetuar essa migração, é indicado evitar datas festivas e períodos com grandes promoções ou liquidações, pois se por algum motivo a loja passar por falhas no funcionamento durante a migração os resultados não serão prejudicados. Também é necessário analisar todas as integrações e módulos de terceiros instalados na loja Magento 1 se estão disponíveis da mesma forma para Magento 2.

Um momento propício para decidir migrar para o Magento 2 é quando a loja necessita de novas funcionalidades a serem desenvolvidas, se a loja necessita de um plano de ação novo, a migração já pode ser incluída no mesmo projeto.

A migração de outras plataformas para o Magento 2 também é possível, o Magento permite, por exemplo, importação de produtos, categorias, clientes através de arquivos CSV ou pela própria API do Magento.

Não é preciso ter medo de migrar ou iniciar uma loja no Magento 2, desde seu lançamento em 2015 o mercado vem se preparando para se adaptar ás mudanças e melhorar cada vez mais o que a plataforma pode oferecer.